Portugal é uma pequena economia aberta ao exterior, particularmente dependente da Área Euro

 1. Constrói e interpreta um gráfico com as tcv´s do PIB de Portugal, Área Euro a 19, dois países fundadores da UE e dois países resgatados. Fonte: PORDATA


Taxa de crescimento real


A tcv em quase todos os países analisados manteve-se positiva até 2008 e os restantes anos seguintes - consequencias da grande crise economica a nivel mundial, onde houve países a recuperar mais rapidamente que outros. E ainda em 2020, verifica-se uma queda geral causada pela pandemia,
Portugal em especifico, para além desse decréscimo causado pela crise financeira mundial, teve também um decréscimo do PIB em volume nos anos 2011, 2012 e 2013, justificada desta vez pela troika e as suas politicas.
Os valores decrescentes da grécia podem ser justificados pela crise financeira, que se iniciou através da crise da divida publica da Zona euro, com origem em 2008.
O grande aumento da TCV em 2015 na irlanda deve-se à forte recuperação dos vários anos de recessão que se seguiram ao resgate - este aumento está relacionado com a contabilização de activos das multinacionais que têm sede no país. A baixa taxa de impostos que a Irlanda cobra às empresas atraiu muitas para o país, o que provocou uma forte subida no valor dos activos que são contabilizados no PIB.





2. Compara Portugal com Área Euro construindo e interpretando os gráficos abaixo propostos. Utilize os dados do INE Indicadores de confiança dos Consumidores e de clima económico aumentam - Agosto de 2021 * GDRIVE
a) indicador de confiança dos consumidores; Folha Cons-1.
Quando comparada com a União Europeia, a confiança dos consumidores é geralmente menor em Portugal, apesar de haver momentos em que as linhas se intersectam, nomeadamente em outubro de 2009 e em 2017 até 2019, e novamente no inicio de  2020.
Verifica-se um decréscimo no inicio do resgate na confiança portuguesa, mas novamente uma subida da confiança após o seu fim. Temos também uma grande queda em 2020, devido à pandemia.

b) indicador de confiança da indústria transformadora; Folha ICIT - 1.
Quando comparada com a União Europeia, a confiança das industrias transformadoras foi mais elevada em Portugal do que na area euro até mais ou menos 2005, a partir daí, os valores têm sido mais elevados maioritariamente na area euro.
Temos uma grande queda geral em 2009, ou seja, tanto na zona euro como em portugal, causada pela crise economica geral. E outra grande queda, novamente geral, em 2020, devido à pandemia.

c) indicador de confiança do comércio a retalho; Folha ICC - 1.
Tem se mantido, de uma forma geral superior à confiança na zona euro até 2006, onde se viu um aumento da confiança na zona euro, estando a confiança nas duas zonas com valores muito proximos. Houve um aumento da confiança desde o inicio até ao fim do resgaste de Portugal pela UE, e novamente um decréscimo devido à pandemia. O euro de 2004 também fez que houvesse um aumento da confiança do comércio e retalho. 

d) indicador de confiança da construção e obras públicas; Folha ICCOP - 1.
Até maio/junho de 2002, a confiança era superior e até positiva em portugal, quando comparada à da area euro. Mas, a partir de 2002, esta começou a ser superior na area euro. Verificou se um grande decréscimo da confiança em portugal.
Verificou se um aumento da confiança com a entrada do euro em 2002, e também no fim do resgate. Houve um grande decréscimo tanto em portugal como na zona EU durante a crise financeira, e novamente em 2020, devido à pandemia.

e) indicador de confiança dos serviços. Folha ICS - 1.
    É geralmente superior na zona euro tirando o periodo de abril de 2001 até inicio de 2003, e  poucas exceções momentâneas em aumentos da confiança em portugal. 
Verifica-se um decréscimo geral em 2009 devido à crise financeira, e novamente em 2012 em portugal - com o resgate, os valores de confiança voltam a subir, mantendo se até positivos a partir de 2014 até 2020, quando houve um enorme decréscimo devido à pandemia.

PREVIEW2021

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1vh0Ep_Pp0nf5DnQ8F4I47hmbT9Op0yL1r17z7hIVod8/edit?usp=sharing

3. Constrói um gráfico, utilizando o GDP growth (annual %) no Banco MundialComenta a evolução da economia portuguesa, comparando com as tcv's do PIB com as de quatro potências mundiais do G7.


A tcv em portugal é de uma forma geral positiva, ou seja, há quase sempre um crescimento real do PIB em volume. Só não se verifica um aumento e sim um decréscimo em 1975, 1983 e 1984, 2009, 2011 , 2012, 2013 (justificados pela troika e as suas politicas) e 2020 (2020, justificado pela pandemia).
Em relação aos restantes países pertencentes ao grupo da G7, verificam-se poucas quedas do PIB em volume mas, em 2009, verificou-se um decréscimo do PIB em todos os países, consequência da crise económica mundial.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades – noção e classificação

A Sociedade de Consumo