A Sociedade de Consumo

 1. Aponta quatro características da Sociedade de Consumo, partindo da imagem “produtos de ontem” e os “produtos de hoje”.

Quatro características são, por exemplo, a duração mais curta dos produtos de "hoje" e a dificuldade na sua reparação; temos um maior numero e uma maior variedade de escolhas, quanto à marca e qualidade; as técnicas de fabrico são cada vez mais sofisticadas e evoluem rapidamente; e nós, consumidores, somos cada vez mais influenciados pela publicidade que nos é apresentada, logo compramos de uma forma mais irracional.

2. Comenta dois aspectos referidos no vídeo "A História das Coisas" que consideres relevantes.

1- O facto do sistema ser um sistema linear, e não um ciclo. Ao produzir e consumir, estamos a gastar recursos do planeta que nunca mais irão ser repostos (e vão ser necessários para o futuro). Se o sistema fosse um ciclo, o maior problema económico, a escassez dos recursos, não seria real.

2- Os produtos "criados para ir para o lixo" - onde os produtores fazem com que os produtos se estraguem o mais rápido possível, de forma a termos de gastar mais dinheiro para comprar um novo. Um computador, como o video mostra: a tecnologia avança tão rápido, que passado poucos anos o produto fica rapidamente "ultrapassado". E quando vamos ver, as peças que precisávamos de mudar para o arranjarmos ou não se produzem, ou são difíceis de arranjar, sendo assim, comprar um modelo novo a solução mais fácil.

3. Indica três aspectos que possas mudar, como eco-consumidor preocupado com o futuro do Planeta.

Nós. como eco-consumidores preocupados com o planeta, podemos tentar consumir menos, ou seja, tentar não adquirir coisas que não sejam realmente precisas; Podemos tentar consumir produtos que sejam amigáveis ao planeta, como produtos orgânicos ou recicláveis; Podemos tentar fazer escolhas mais racionais, preocupando-nos não só com o agora, mas também com o futuro - nomeadamente as gerações, que ainda vão precisar de recursos.

4. Menciona dois factores explicativos do endividamento das famílias portuguesas.

    Dois fatores explicativos do endividamento das famílias portuguesas são, por exemplo, a entrada à união europeia; Num contexto em relação ao emprego, as famílias portuguesas anteciparam o seu rendimento, consumindo acima das suas possibilidades - criando então um endividamento.

5. Constrói uma apresentação no Google Drive referente à Sociedade de Consumo, de 7 slides, com a seguinte estrutura:
1º slide: Título;
Último slide: Bibliografia;
Slides intermédios deverão referir aspectos que consideres interessantes sobre o tema.
Partilha o link para a apresentação no blogue.

https://docs.google.com/presentation/d/1vRNM9BuTQbDVn9VQefWY8MWa4rsnYlSIBg0LdJ1mMWM/edit?usp=sharing

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades – noção e classificação