Porque é que se mede a economia?

 1. - O que é que a Contabilidade Nacional mede?

A contabilidade nacional mede a atividade economica, com base num numeroso conjunto de indicadores calculados pelos Sistemas Nacionais. A contabilidade nacional surgiu inicialmente nos estados unidos, para tentar medir as consequencias da grande depressão de 1929 e acompanhar as politicas de recuperação economica propostas pelo presidentente Roosevelt. 

2. - Porque é que se mede a economia?

A economia de forma geral é medida para fins de analise economica e para a tomada de decisões politicas. É medida para permitir que o governo prepare e execute o seu orçamento, dando uma base sobre a qual se possam fazer previsões sobre como aplicar as verbas nos diferentes projetos, para comparar o nosso desempenho com outros países, para ajudar o governo a gerir a nossa economia a partir da definição de politicas e do acompanhamento dos progressos realizados, para que os individuos possam dizer se o governo está a fazer um bom ou um mau trabalho no aumento do bem estar do país -e isto pode contribuir e influenciar o processo democratico, na escolha de um novo governo; Para que as empresas privadas consigam tomar decisões estrategicas de acordo com as condições economicas gerais; Para permitir que os consumidores individuais consigam tomar decisões de acordo com as condições economicas atuais.

3. - Porque é importante saber o que é o PIB?

É importante saber o que é o PIB pois é o indicador mais comum, quer nas comparações internacionais (cross section analysis - comparar diferentes países), quer na analise económica de qualquer país (times serial analysis - comparar a evolução no tempo)

4. - O que é o PIB?

O PIB (produto interno bruto) é um indicador que representa a produção dos residentes, num determinado território e num dado período de tempo (normalmente 1 ano, embora o sistema de contas nacionais calcule este, entre outros, trimestralmente).

5. - Como se calcula o PIB?

O PIB pode ser obtido por três ópticas diferentes: produção, despesa e rendimento; que correspondem a três atividades fundamentais na economia (produção, consumo e repartição do rendimento).
A soma da produção vendida, avaliada a preço de mercado será equivalente à despesa efetuada, pelo que a produção nacional é equivalente à despesa nacional (PN=DN); Como as famílias despendem no consumo, os rendimentos gerados no processo produtivo, a despesa nacional é igual ao rendimento nacional (DN=RN); Daqui resulta a identidade básica da contabilidade nacional: DN=PN=RN.
Calculamos o PIB por três pontos de vista diferente:
Óptica do produto: permite-nos conhecer o valor do produto por setor institucional e/ou setor de atividade.
Óptica do rendimento: permite-nos conhecer o valor atribuído a cada um dos fatores que intervêm no processo produtivo (trabalho e capital).
Óptica da despesa: permite-nos conhecer o valor gasto pelos diferentes setores institucionais: consumo privado, consumo publico, investimento e exportações (estas correspondem à procura externa, do RM)


6. - Até que ponto é o PIB representativo da actividade económica?

O PIB inclui muitas variáveis questionáveis e omite muitas atividades economicas com valor. Por exemplo, nos países menos desenvolvidos o PIB não é muito representativo, visto que muita gente produz para auto consumo, algo que não chega a ser contabilizado. Ou por exemplo quando um amigo nosso faz um serviço de graça (que normalmente custaria dinheiro) - não conta para o PIB, mas conta para o nosso bem estar.
Mas por outro lado, a degradação ambiental, a poluição, as chuvas ácidas ou o aquecimento global constituem externalidades que não têm qualquer influência sobre o valor de produção.
Alem disso, a contabilidade nacional tem sido muito criticada pelas atividades extra-mercado que omite, procedendo-se então ao calculo da importância da economia não registada, que em Portugal já terá ultrapassado 25% do PIB (isto significa que, por exemplo se estes 25% da produção não fugissem dos impostos, o nosso país não teria défice orçamental). 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades – noção e classificação

A Sociedade de Consumo