Preço de um bem - noção e componentes

 1. Comenta o paradoxo da água e do diamante, partindo dos conceitos de valor de uso e valor de troca.

paradoxo da água e do diamante é um paradoxo que nasce da teoria clássica do valor. A água é um bem necessário para a nossa sobrevivência (tem um grande valor de uso), porém não conseguimos realizar nenhuma troca com isso ( baixo valor de troca). Já o diamante, é um bem que não tem quase valor nenhum de uso, porém há uma grande quantidade de bens que o podemos trocar (grande valor de troca).


2. Explica o paradoxo da água e do diamante utilizando os conceitos de utilidade total e utilidade marginal.
O paradoxo da água e do diamante mostra a importância do conceito de utilidade marginal. A água tem uma baixa utilidade marginal (quanto maior é a oferta do bem, menor é a utilidade marginal), mas tem uma grande utilidade total. - Já o diamante, tem uma alta utilidade marginal, pois a sua oferta é escassa, mas tem uma baixa utilidade total.
3. Refere três factores que influenciam a formação dos preços.
Três fatores são: Pensando nos produtores, os custos de produção (têm uma grande influencia nos preços, visto que o principal objetivo do produtor é maximizar o lucro); a estrutura do mercado ( em monopólio os preços serão superiores do que em concorrência); e a utilidade do bem.

4. Comenta a importância da estrutura do mercado na formação dos preços, referindo dois exemplos de mercado concorrencial e dois exemplos de monopólio.
A estrutura do mercado é importante na formação dos preços pois os preços do mercado concorrencial (muitas empresas pequenas: diversos produtores e diversos vendedores) são mais baixos do que os preços de monopólio (uma empresa: apenas um produtor e diversos vendedores).
Exemplos de mercado concorrencial são as mercearias e os cafés, já de monopólio temos as águas canalizadas e comboios.

Posição F: Como portugueses, como pais e avós, queremos viver num país onde é mais caro ter um bebé na creche do que ter um jovem adulto na faculdade? – A FAVOR DAS PROPINAS NA FACULDADE

Posição C: Somos um dos países europeus onde a percentagem de estudantes que abandonam a universidade por razões financeiras é mais alta. – CONTRA AS PROPINAS NA FACULDADE

5. Apresenta dois factores a favor e dois factores contra a cobrança de propinas na faculdade, que se aproximem do custo real do bem.
A favor: Quem vai para a faculdade já é um jovem adulto, já pode trabalhar em part-time para ajudar a pagar as despesas; Um casal precisa de mais ajuda financeira entre os 20 e 30 anos do que aos 40/50 - com mais possibiidades de pagar as propinas
Contra: A percentagens de estudantes que abandonam a universidade por motivos financeiros é alta; muitos jovens decidem não seguir o ensino superior porque eles e os seus pais não conseguem carregar este fardo financeiro.
6. Justifica a insuficiência dos aspectos estudados nesta tarefa para explicar a formação dos preços.
Os aspetos estudados são insuficientes, visto que apesar de estudarmos imensos aspetos nesta tarefa, não estudamos o governo, que tem uma influencia enorme nos preços.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades – noção e classificação

A Sociedade de Consumo