Combinação dos factores de produção

 1. Completa a tabela e interpreta a linha correspondente a Q=4.

Quando a quantidade é igual a 4; o custo fixo é de 55; o custo variável é de 105; o custo total é de 160;o custo marginal é de 30; o custo fixo médio é de 13,75; o custo variável médio é de 26,25; e o custo total médio é de 40.
Quando a quantidade é igual a 4 chegamos ao volume otimo de produção, pois é onde se verifica o custo total médio (ou custo unitário) mais baixo (40).


2. Representa graficamente CT=CF+CV. Justifica a configuração das curvas.
A barra do custo fixo mantém-se constante, pois não variam em relação ao nível de produção, dentro de certos limites; a barra do custo variável aumenta, porque para aumentar a produção é necessário pagar custos adicionais (matérias primas, mão de obra industrial, etc); a barra do custo total é a soma dos custos variáveis fixos, logo sobre à medida que o custo variável aumenta (pois os custos fixos não se alteram). CT a  subir à medida que os CV aumentam, faz com que estas duas linhas sejam paralelas uma à outra.


3. Representa graficamente a relação entre o Custo Marginal e os Custos Médios (CFM, CVM e CTM). Justifica a configuração das curvas.
Enquanto o custo marginal é menor que o custo médio, o custo médio decresce; mas quando o custo marginal aumenta e torna-se mais alto que o custo médio, o custo médio também aumenta.
O custo fixo médio decresce continuamente.


4. Indica a combinação óptima de factores correspondente aos salários de 5 ao custo da capital de 5,5 completando a segunda imagem deste post.


A combinação ótima de fatores é a C.



5. Relaciona as economias de escala com a concentração que se verifica em muitos ramos da actividade económica: banca, automóvel, distribuição de combustíveis, distribuição a retalho, etc.

Na economia de escalas verificamos que por vezes, as empresas ao produzirem mais, conseguem diminuir o custo dos produtos. Por exemplo, na atividade econômica automóvel, pode haver um maior lucro fazendo uma produção maior - onde os custos da produção são menores, do que produzir menos, gastando mais dinheiro (os custos fixos mantém-se), e vender o produto pelo mesmo preço.

6. Demonstra que a concentração das empresas ocorre nos sectores com mais elevados custos fixos, recorrendo à lei das economias de escala.
Economias de escala é uma diminuição do custo médio ou custo unitário de um bem resultante do aumento das quantidades produzidas. Quando os custos de produção crescem menos que a produção em si, verifica-se então as economias de escala, e os custos totais médios baixam, aproximando-se dos custos variáveis médios.
Quando os custos fixos são elevados, as empresas grandes têm mais facilidade a obter um custo total médio menor que a produção do que as pequenas empresas.

7. Relaciona as (des)economias de escala com a curva do custo médio.
Quando a curva do custo médio desce, ou seja, quando há um decréscimo no custo verifica-se a economia de escalas, pois a quantidade aumenta mais que os custos. Mas quando a curva sobe, ou seja,  o custo aumenta, verifica-se a deseconomia de escalas, pois verifica-se a quantidade a aumentar menos que os custos

8. “Se as escolas forem muito grandes, as pessoas deixam de conhecer-se e o anonimato contribui para o aumento da indisciplina”.

8.1. Comenta utilizando o conceito apropriado.
Se as escolas forem muito grandes, logo também há um maior numero de pessoas, e isso faz com que menos pessoas se conheçam. Ao não se conhecerem e não serem amigáveis, pode haver mais conflitos. Isso é parecido com as deseconomias de escala: Ao haver o dobro dos fatores de produção utilizados teremos o dobro da produção, mantendo se constante o custo unitário - ou pelo menos é isso que assumimos (nas escolas maiores, assumimos que por haver mais gente as aulas serão mais produtivas). Mas, já aprendemos que não.
8.2. Refere outros factores, como (a) a lotação das salas, (b) a dificuldade em conseguir melhores horários, (c) o distanciamento da direcção relativamente a alunos, professores e pais.

Com o aumento de alunos nas escolas grandes, as turmas serão maiores logo as salas ficaram mais cheias do que as de uma escola mais pequena, e haverá mais salas ocupadas, o que tornará os horários piores (não é possível estar mais de uma turma numa sala ao mesmo tempo); Ao haver mais alunos, a direção não poderá dar a atenção desejada a cada um.
Podemos relacionar isso novamente com a deseconomia de escalas: a quantidade produzida (alunos a serem ensinados) aumenta, mas os custos aumentam ainda mais (pagar mais funcionários, mais horas de trabalho, etc), ao mesmo tempo.

8.3. Aponta alguns factores que possam justificar as deseconomias de escala nas empresas.
A dificuldade nas tomadas de decisões; A má organização da produção; à distância da unidade de produção relativamente aos mercados e às matérias primas.

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