Causas e tipos de desemprego

1. Constrói a partir da população desempregada à procura de novo emprego: total e por profissão anterior (PORDATA) um gráfico que evidencie como a percentagem de desempregados à procura de novo emprego varia com a profissão anterior, para:

a) HomensPREVIEW



b) MulheresPREVIEW 

2. Conjugando os dois gráficos anteriores, compara o desemprego masculino com o feminino. HELP

Profissões onde a taxa de desemprego é maior nas mulheres:
Trabalhadores não qualificados; Pessoal administrativo e similares; Pessoal dos serviços e vendedores; Especialistas das profissões intelectuais e cientificas.
Profissões onde a taxa de desemprego é maior nos homens:
Operadores de instalações e máquinas e trabalhadores da montagem; operários, artificies  trabalhadores similares; técnicos e profissionais de nível intermédio; quadros superiores da administração publica, dirigentes e quadros superiores de empresas.

Na profissão dos operários, artificies  trabalhadores similares, há muitos mais homens desempregados que mulheres - talvez porque nessa área haja mais homens qualificados do que mulheres, fazendo com que esses sejam então os mais prejudicados.
Na profissão do pessoal dos serviços e vendedores há uma maior percentagem de mulheres desempregadas em comparação com os homens,
Nos agricultores e trabalhadores qualificados na agricultura e pesca podemos ver que não está representado no gráfico feminino:  a razão para isso pode ser o facto das mulheres trabalharem ao lado dos homens, ou fazerem parte de uma minoria que não consegue ser representada.
No grupo dos não qualificados podemos ver que ha mais mulheres desempregadas que os homens, o que pode nos mostrar que pode haver uma preferência nos homens relativamente às mulheres, em alguns empregos.
O grupo onde há as menores taxas de desemprego é "quadros superiores da administração publica, dirigentes e quadros superiores de empresas"
Os grupos onde há as maiores taxas de desemprego no masculino e no feminino são, respetivamente, operários, artificies  trabalhadores similares e pessoal dos serviços e vendedores.


3. Constrói e comenta um gráfico representando a evolução das taxas de desemprego em Portugal, de 1983 até hoje, segundo o género.

Com este gráfico podemos observar que, em todos os anos, há uma maior taxa de desemprego feminino que masculino. Houve um periodo que a taxa baixou (nestes ultimos anos, por exemplo), mas houve também momentos em que a taxa aumentou para ambos os sexos - entre 2011 e 2014, por exemplo, por conta da troica.
Mas, nos últimos anos, tem se verificado uma aproximação das taxas de desemprego dos homens e das mulheres
4. Relaciona a mudança do perfil de especialização exigido pela economia portuguesa com a globalização das economias.
A mudança do perfil de especialização exigido pela economia portuguesa faria com que Portugal passasse a produzir, para além do têxtil, vestuário e calçado, máquinas e outros aparelhos electrónicos que talvez trouxessem mais lucros para o país - visto que, a mão de obra portuguesa é cara, então gasta-se mais dinheiro a importar máquinas do exterior, do que o que se ganha a exportar produtos portugueses. Os países mais desenvolvidos, como Alemanha e Estados Unidos, têm uma economia mais desenvolvida e são mais ricos exatamente por isso: apostam mais na produção de coisas mais caras. Mas, por exemplo, a China, cuja mão de obra é muito mais barata em relação à portuguesa, tem mais lucro produzindo o que quer que seja. Porem, qualquer mudança económica requer bastante tempo e dinheiro.



5. Explica um dos conceitos de desemprego apresentados acima, referindo porque este deverá preocupar os jovens.
Um dos conceitos apresentados acima que deveria preocupar os jovens é o desemprego friccional, já que os jovens, ao acabar o curso/licenciatura, não têm automaticamente um emprego reservado: têm um periodo em que estão em busca do primeiro emprego - e é exatamente isso que desemprego friccional significa: é o periodo de tempo que uma pessoa, acabada de perder o emprego (ou neste caso, acabada de sair do curso), passa à procura de um novo.

6. Calcula e interpreta a taxa de desemprego, utilizando dados referentes ao 3º Trimestre de 2012.
População total: 9016,6
Ativos + inativos = 4656,3 + 3489,4 = 8145,7
Desempregados = 9016,6 - 8145,7 = 870,9 
pop ativa total: 4656,3 + 870,9 = 5527,2
Taxa de desemprego: Desempregados / pop ativa x 100 = 870,9 / 5527,2x 100 = 15,75 = (arredondado) 15,8%
Em cada 100 individuos da população ative, 15,8 são desempregados.

7. Consultando o Livro Verde para a Sociedade da Informaçãorefere:
a) os objectivos da Escola
Os objetivos da escola são fazer com que ela seja mais atraente para os alunos, e fornecer-nos as "chaves" para a verdadeira compreensão da sociedade de informação.

b) os pilares do conhecimento;
" Aprender a conhecer ", "aprender a fazer", "aprender a viver em comum" e aprender a ser,
c) a formação ao longo da vida
A formação ao longo da vida sustenta-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que se interligam e que constituem os pilares do conhecimento para cada um.

8. Refere a contribuição dos seguintes aspectos para o nível de desemprego:
- banalização da compra de produtos chineses;
Ao comprar produtos vindos da China, os portugueses poupam algum dinheiro - é verdade, porque a mão de obra portuguesa é muito cara em comparação com a chinesa. Mas, ao investir nos produtos chineses estamos a causar o desemprego, porque sem o nosso consumo as empresas portuguesas não têm lucro, o que origina o desemprego.
- actividades em self-service;
Com as atividades em self-service nos supermercados por exemplo, pode-se reduzir o numero de empregados nas caixas de pagamentos - algo que causa o desemprego.
- automação/automatização;
A automação é a substituição do ser humano por aparelhos que conseguem realizar a mesma função - e é algo muito comum hoje em dia, especialmente em fábricas: fica mais barato comprar os aparelhos do que a mão de obra portuguesa. Isso, obviamente, causa o desemprego. 
- informatização;
É cada vez mais habitual, em todos os setores, as pessoas e o emprego estarem realizados em qualquer maneira com a informática - não só computadores, mas tambem máquinas e electrónicos. Com a informatização nas atividades empresariais e cientificas, todas as tarefas ficaram mais facilitadas - causado assim o desemprego.
- globalização e integração económica.
Apesar da globalização e integração económica tenha aumentado rendimentos das empresas e baixado os preços aos consumidores, com o deslocamento e deslocalização das fabricas e produção de bens para países onde a mão de obra é mais barata, o desemprego aumenta no país de origem. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades – noção e classificação

A Sociedade de Consumo