A taxa de desemprego de agosto foi de 8,8% - Setembro de 2017

 1. Com base na imagem acima, calcula a Taxa de Actividade, indicando as operações.

taxa de atividade= (população ativa/população total)x100

população ativa total=618,8+4575,3=5194,1

(5194,1/8865,3)x100=58,58%


2. Com base na imagem acima, calcula a Taxa de Desemprego, indicando as operações.

taxa de desemprego=(população desempregada/população ativa)x100

população ativa total=618,8+4575,3=5194,1

(618,8/5194,1)x100=11,9%


3. Interpreta a Taxa de Actividade calculada em 1..

Em cada 100 individuos da população total, 58,6 fazem parte da população ativa/são individuos da população ativa.


4. Interpreta a Taxa de Desemprego calculada em 2..

Em cada 100 indivíduos da população ativa, 11,9 estão desempregados. 


5. Utilizando as taxas de desemprego, referentes a Setembro de 2017, no Quadro 2 (p.5) do destaque acima referido, justifica:
- o género mais penalizado pelo desemprego;
- o grupo etário mais penalizado pelo desemprego.

O género mais penalizado pelo desemprego, tanto nos valores ajustados da sazonalidade, como nos não ajustados, é o feminino.Os valores ajustados da sazonalidade, no género feminino, rondam os 9,3, enquanto que os do masculino rondam os 7,8. Já os valores não ajustados, no género feminino rondam os 9,3, enquanto que o masculino é 7,7.

O grupo etário mais penalizado pelo desemprego, tanto nos valores ajustados da sazonalidade, como nos não ajustados, são os jovens.Os valores ajustados da sazonalidade, nos jovens, rondam os 25,7, enquanto que os dos adultos rondam os 7,2. Já os valores não ajustados, nos jovens rondam os 26,4, enquanto que nos adultos é 7,1.

6. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie as diferenças na Taxa de Actividade entre os géneros (F/M) e entre Portugal e a União Europeia. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview

A partir deste gráfico podemos ver que, ao longo dos anos, apesar de ir aumentando, a percentagem de mulheres em idade ativa, em Portugal, é sempre menor que os Homens.
Podemos também retirar do gráfico que há uma maior percentagem, tanto de homens como mulheres, da população na idade ativa em Portugal em comparação com a União Europeia.


7. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie que a Taxa de Desemprego afecta de forma diferenciada os diversos grupos etários. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview


Ao analisar este gráfico, podemos ver que o grupo etário mais afetado pela taxa de desemprego é Menos de 25 anos.  O grupo etário 55-64 passou bastantes anos a ser o menos afetado, apesar de ter sempre valores muito aproximados ao de 25-54, mas em 2014, o grupo etário 25-54 passou então a ser o menos afetado.
Todas as taxas etárias, ao longo dos anos tanto sofreram decréscimos como aumento, mas entre os anos 2010 e mais ou menos 2014, houve um acréscimo muito significativo em todas as taxas etárias, mas voltou a decrescer.

8. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie que a Taxa de Desemprego afecta de forma diferenciada em função do nível de escolaridade concluída. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview


A taxa de desemprego por nível de escolaridade, apesar de ter vindo a aumentar - em quase todos os níveis de escolaridade - durante alguns anos (1998-2013), podemos observar que durante todos os anos, as pessoas com educação a nível do ensino superior foram as que sofreram menos com essa taxa a partir do ano de 2009. Antes, os que sofriam menos com a taxa de desemprego eram quase sempre as pessoas com nenhum nível de habilitações. Com o passar dos anos, podemos observar que as pessoas com nenhum nível de escolaridade passaram a ser as que sofriam mais - apesar de que, em alguns anos, o básico e secundário tinham uma taxa maior.

9. Constrói a partir da população desempregada à procura de novo emprego: total e por profissão anterior (PORDATA) um gráfico que evidencie como a percentagem de desempregados à procura de novo emprego varia com a profissão anterior. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview



Com este gráfico, podemos ver que o tipo de profissão onde há uma maior percentagem de população à procura de emprego são os "serviços e vendedores" - apesar de ter vindo a diminuir, continua a ser o grupo com uma percentagem notavelmente maior.
O tipo de profissão onde há uma menor percentagem de população à procura de emprego são os 
"agricultores e trabalhadores qualificados da agricultura e perca"- é também o grupo que notavelmente tem uma menor percentagem, em comparação ao restante.
O grupo onde houve a diminuição mais notável de população à procura de emprego foi "operários, artífices e trabalhadores similares", que passaram de 127,6% em 2011 para 31% em 2019.













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades – noção e classificação

A Sociedade de Consumo