Consumerismo

 1. Consultando o link completa dois dos tópicos "Não é fácil, ser consumidor!" (p. 7) 

Diferentes preços: ao haver uma maior variedade de produtos com preços variados (uns mais altos que outros), o consumidor tem a responsabilidade de comparar o preço que fica mais em conta com o seu rendimento.
Diferentes marcas: o consumidor tem de comparar as diversas marcas disponíveis para ver qual mais se adequa ás suas necessidades, e preferencias.
2. A DECO concebeu a apresentação que tens estado a ler para promover a Educação do Consumidor e práticas consumeristas.
Refere dois objectivos da Educação do Consumidor. (p. 15) 
Distinguir as necessidades básicas dos desejos e necessidades supérfluas.
Tomar decisões de consumo autónomas e independentes da pressão comercial exercida.
3. “Até à data, e no geral, o homem actuou no seu ambiente como um parasita, tomando o que deseja com pouca atenção pela saúde do seu hospedeiro, isto é, do sistema de sustentação da sua vida.” Hutchison (2000), citado em Consumo e Ambiente
Distingue o caminho Tecnozóico do Ecozóico, e refere a importância das tecnologias limpas para salvar o Planeta da degradação do ambiente e das alterações climáticas. 
O caminho tecnozóico consiste em acreditar que a tecnologia tem respostas infinitas para resolver uma crise ecológica, logo os estilos de vida consumistas e a relação que mantemos com a natureza não carecem de alteração.
O caminho Ecozóico exige o estabelecimento de uma nova relação com a natureza, reconhecendo que dela somos parte interdependentes, sendo o objetivo reduzir o impacto destrutivo sobre os sistemas biológicos.
As tecnologias limpas são importantes para preservar os recursos, diminuir os impactos ambientais e ainda garantir a produtividade desejada - havendo assim menos poluição (entre outras coisas), podendo salvar o planeta da degradação  do ambiente e das alterações climáticas.
4. Verifica que o consumo insustentável referido na questão anterior é explicado não só pela Economia, mas também pela Psicologia ou pela Sociologia entre outras. 
O consumo insustentável não é apenas explicado pela economia, mas também pelas restantes ciências sociais (tais como a psicologia ou sociologia, referidas acima), visto que não é um fenómeno exclusivamente económico. Com a sociologia, por exemplo, podemos verificar que tipos de grupos sociais praticam mais o consumo insustentável.
5. Refere como o consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população aos bens de consumo. 
Numa sociedade movida pelo consumo (e consumismo), ao ver uma parte da sociedade a exibir-se dos seus atos consumistas, as pessoas com menos possibilidades podem se sentir excluídas.
6. Comenta dois direitos do consumidor que te pareçam frequentemente obstruídos. 
O direito à formação e à educação para o consumo - onde os consumidores são educados e ensinados quando à disciplina do consumo, o que grande parte da população não é; e a representação proteção juridica e justiça acessivel e pronta - para além de por vezes demorarem imenso tempo, os tribunais podem ainda favorecer as pessoas com rendimentos superiores.
7. Será que frequentemente os jovens transmitem às suas famílias comportamentos de consumo mais consistentes com os seus deveres enquanto consumidores? Justifica. 
Os jovens de hoje em dia por vezes estão até mais informados que as suas famílias, então, pode ser mais frequente a transmissão (da informação sobre comportamentos de consumo conscientes e dos seus deveres como consumidores) do que pensamos.
8. Indica os quatro erres do Rap do Eco Consumidor. * Backup 
Os quatro erres do Rap do Eco Consumidor são reduzir, reutilizar, reciclar e repensar.
9. Do teu ponto de vista o que é mais importante para consumir responsavelmente?
A - Conhecer a Lei do Consumidor
B - Ter valores compatíveis com um consumo responsável
Justifica.

Para consumir mais responsavelmente, a mais importante (apesar de serem as duas importantes) é a A. Porque nós, como consumidores, devemos saber os nossos deveres e direitos para consumir de forma responsável.

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