Os Agentes Económicos

 Explicita os aspectos fundamentais da actividade económica.

Os aspetos fundamentais da atividade economica são:

O consumo: O consumo é uma atividade económica que consiste na utilização, destruição ou aquisição de bens ou serviços, com o objetivo de satisfazer as necessidades. Este aspeto é maioritaiamente realizado por familias.

A produção: A produção é um processo que consiste na transformação das matérias primas em produtos acabados, com o objetivo de satisfazer necessidades humanas.

 A distribuição: A distribuição é a deslocação fisica dos produtos acabados até ao local de comercio. Divide-se em três atividades: armazenamento, transporte e comercio.

A repartição do rendimento: É a forma como os rendimentos são distribuidos pelos vários agentes: O rendimento do trabalho é o salário; O do Capital são as rendas (o que é cobrado pelos proprietários de imoveis), os juros (ganhos pelos detentores financeiros), e os lucros (obtios pelos empresários, caso as receitas sejam superiores ao custos).

Em Economia estudamos o comportamento dos agentes económicos, não de sujeitos económicos individuais. Porquê?

 Em economia estudamos os comportamentos agentes económicos, ou seja, micro sujeitos agrupados em macro sujeitos, porque é mais simples para estudar e assumir os comportamentos da sociedade caso as pessoas estiverem divididas em grupos, do que individualmente, visto que é impossivel prever os comportamentos a nivel individual - logo é impossivel estudá-los cientificamente. Por isso, faz se uma especie de "media" das ações, criando grupos responsáveis pela mesma atividade económica (agentes económicos), facilitando assim o estudo a nível cientifico.

 Nas sociedades rurais grande parte da produção destinava-se a auto-consumo. Nas sociedades modernas a distribuição e o Marketing têm uma importância crescente. Refere alguns aspectos que sustentem estas afirmações.

Com a distribuição e o Marketing nas sociedades atuais, a população consegue saber que x produto existe, levando-a então ao seu consumo. Já nas sociedades rurais e até mais antigas, a maioria das pessoas produz o eu próprio alimento para o seu próprio consumo, sendo  assim uma sociedade de auto-consumo.

As Empresas (não financeiras) produzem bens comercializáveis, enquanto o Estado produz bens não comercializáveis. Justifica definindo bens comercializáveis.

As empresas produzem bens comercializáveis (ou seja, o seu preço é superior ao custo), enquanto que o estado produz bens não comercializáveis (o custo é superior ao preço). Por exemplo, nas escolas publicas, é o estado que as financia (neste caso, com o dinheiro dos impostos), sem qualquer lucro vindo delas.

Entre as diversas parcelas de rendimentos do capital, qual delas é mais incerta? Justifica.

A parcela de rendimento do capital mais incerta são os lucros, pois é impossível prever ao certo se a empresa vai ter lucro ou prejuízo (ou seja, não podemos saber/adivinhar se no final de um x período de tempo a empresa vai ganhar mais do que gastou).

Os juros são regulados periodicamente por entidades competentes, por isso são certos.

As rendas, se nos referimos a imóveis, não sendo totalmente confiáveis, são mais certos que os lucros.

 Os lucros são os mais incertos porque dependem de imensos factores, como a estabilidade social, política, militar, taxas de juros baixas, credito acessível a impresas e particulares, situação sanitária, etc.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades – noção e classificação

A Sociedade de Consumo