A Economia como Ciência Social


 1. Explica porque é que o estudo dos fenómenos económicos constitui uma abstracção da realidade.

- O estudo dos fenómenos económicos constitui uma abstracção da  realidade pois analisa apenas a dimensão económica da realidade social e não os fenómenos por completo, visto que esses fenómenos nunca são apenas económicos, apesar de apenas estudarmos esse lado. 


2. Justifica a multiplicidade de possíveis “soluções” para o mesmo “problema económico”.

- Existem uma multiplicidade de possíveis soluções para o mesmo problema económico porque na análise benefícios/custos, cada economista pode apresentar mais do que uma resposta para o mesmo assunto, se a conclusão for a mesma.


3. Distingue o objecto real do objecto científico da Economia.

-A Economia cientifica é  o conjunto das definições e explicações criadas pelos economistas na sua análise do objeto real. Sendo assim, o objeto real da economia é o que é estudado pela economia cientifica.


4. Justifica a interdisciplinaridade como atitude metodológica, referindo a utilidade da Economia e de três outras ciências sociais para o estudo de um dos seguintes fenómenos: 

- desemprego;
- migrações;
- insucesso escolar;
- emancipação feminina;
- corrupção;
- desenvolvimento.

 - Quanto ao desemprego, por exemplo, a interdisciplinaridade é uma atitude metodológica, porque para analisar este problema é preciso mais do que uma ciência social para o estudar totalmente (visto que as ciências sociais são complementares). Relativamente à economia, podemos saber a taxa de desemprego (se é elevada ou não); Com a história, podemos ver como terá evoluído o desemprego ao longo dos séculos; Com a psicologia, podemos saber como se comportam e como reagem os desempregados; E com a sociologia, saber que grupos sociais são mais afetados. Com a junção destas ciências sociais (e todas as outras), podemos fazer uma analise elaborada sobre qualquer fenómeno mencionado na questão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades – noção e classificação

A Sociedade de Consumo