Proteccionismo versus comércio livre

1. Defina protecionismo.

O protecionismo é uma politica de comercio externo que preconiza a criação ou aumento de direitos aduaneiros, para que o país consiga proteger as suas industrias e empresas da concorrência externa.

2. Refira três modalidades de facilitação das exportações associadas ao protecionismo, explicando porque são menos "transparentes".

As três modalidades são os subsídios as exportações (as nossas industrias conseguem colocar os seus produtos a preços mais baixos no mercado, já que as suas exportações foram subsidiadas pelo estado); o dumping (assenta na venda dos bens a preços inferiores aos que são praticados no mercado interno, de forma a eliminar concorrentes e conquistar novos mercados); desvalorização da moeda (estrategia usada pelos governos para tornar mais competitivas as suas exportações). São menos transparentes pois os consumidores não se apercebem destes fenômenos, já que eles "não vêm na fatura", ao contrario de, por exemplo, os direitos aduaneiros, que o consumidor  se apercebe mais facilmente.

3. Para que da desvalorização da moeda resulte a redução do défice da Balança Comercial é necessário que o efeito quantidade seja superior ao efeito preço. Justifique.

Para haver uma redução do défice da balança comercial, o aumento da quantidade exportada deve ser MAIOR  que o decréscimo dos preços para que haja um aumento das exportações. A diminuição da quantidade importada deve ser MAIOR que o aumento dos preços das importações.

4. O protecionismo pode defender-se, temporariamente, no caso das "indústrias nascentes". Justifique.
Deve se defender o protecionismo durante a fase de crescimento de uma empresa nacional. Desta forma, estamos a apoiar o crescimento da industria e o comércio a esta e não a produtos iguais mas de outro país, até que a industria esteja apta para entrar no mercado externo.

5. Defina comércio livre.

Comercio livre e uma politica do comercio externo que defende a redução ou eliminação dos direitos aduaneiros ou de outras barreiras à livre circulação dos produtos (por exemplo, contingentes e normas técnicas).

6. Como consumidor tem alguma dúvida na opção entre protecionismo e comércio livre? Justifique.

Nao. Como consumidores, temos preferencia pelo comercio livre que, vimos anteriormente, defende a eliminação dos diretos aduaneiros, o que faz com que produtos não nacionais estejam a preços mais acessíveis

7. Refira dois princípios da OMC (ou em inglês, ou p. 126 do Manual).

Principio da previsibilidade: As regras e o acesso ao mercado internacional devem ser do conhecimento de todos os interessados

Princípio da concorrência leal: Tem por finalidade afastar a concorrência desleal no comércio internacional, através do combate aos subsídios à produção de bens para exportação, por exemplo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades – noção e classificação

A Sociedade de Consumo