O mercado na sociedade moderna

 1. Desenha o circuito económico representando os fluxos que se estabelecem nos mercados de Bens&Serviços e de Factores Produtivos, entre os agentes económicos Famílias e Empresas. 




2. Apresenta uma definição de mercado.
Sitio onde se confrontam as intenções de produção dos produtores ("oferta" de um bem) e os desejos de consumo dos consumidores (a procura) - dando origem à formação do preço de mercado desse bem (o preço para qual toda a produção será vendida e toda a procura será satisfeita).

3. Referindo o truque dos incentivosexplica o comportamento no mercado dos:
a) consumidores; 
Se os consumidores querem mais de um bem , lutam por ele, oferecendo mais dinheiro pelo mesmo bem, subindo o preço.
b) produtores.
 O truque dos incentivos leva os produtores a produzem mais bens cujo preço mais subiu, como uma forma de obter mais lucro ( o lucro é a diferença entre o preço e o custo unitário).


4. Define eficiência no contexto do mercado.
Cada um produz o que de melhor sabe fazer, e troca por aquilo que mais gosta - dessa forma consegue-se uma solução para a economia que garante que, a dadas circunstancias, se consegue a situação mais racional e o melhor bem estar - a este resultado do mercado damos o nome de eficiência. 

5. Indica:
a) os factores produtivos;
terra, trabalho e capital.
b) os rendimentos;
salários, rendas e juros.
c) os agentes económicos;
Familias e empresas.
d) os mercados. 
mercado de fatores e mercado de produtos.

6. Descreve no circuito económico, a relação entre:
a) Bens & Serviços / Despesas de Consumo ;
Ao haver o consumo de bens e serviços por parte da familia, vão haver despesas de consumo.
b) Recursos ou Factores Produtivos / Rendimentos;
As familias ao venderem/alugarem recursos produtivos (por exemplo, o trabalho), recebem em troca rendimentos (no caso do trabalho, recebem salários).
c) Bens & Serviços / Receitas (das Empresas);
As empresas, ao venderem bens e serviços aos mercados, recebem receitas.
d) Recursos ou Factores Produtivos / Custos (das Empresas).
As empresas para terem recursos ou fatores produtivos têm de comprar ao mercado de fatores, o que causará custos.


7. Refere três situações como dificuldades de funcionamento ou falhas do mercado.
Comprar o produto que não se queria, a má informação ( e mal-entendidos.




auto-avaliação: 70/30

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades – noção e classificação

A Sociedade de Consumo