Lei dos Rendimentos Decrescentes

 1. Explica os seguintes conceitos:

- combinação dos factores produtivos
A combinação dos fatores produtivos é (sabendo que o capital e o trabalho apesar de serem complementares, são substituíveis) quando uma empresa decide na combinação, entre o capital e o trabalho, que trará menos custos e maior produtividade.
- função de produção
Y=f(A, K, L)
É a relação entre a produção e os fatores produtivos.
- factores de produção
São os elementos indispensáveis à produção dos bens e serviços - são o trabalho, os recursos naturais e o capital.
- complementaridade dos factores
Apesar de serem substituíveis, os fatores de produção são complementares, isto é, ambos os fatores são necessários para o desenvolvimento do processo produtivo.
- substituibilidade dos factores
Os fatores, dentro de certos limites, são substituiveis uns pelos outros, pois dependendo da empresa/industria/etc., pode se escolher (combinar) entre os fatores, escolhendo aqueles que trarão menos custos e mais lucro - há trabalhos que podem ser facilmente substituídos por maquinas.
- o número óptimo de trabalhadores
O número ótimo de trabalhadores é o numero ideal de trabalhadores para uma certa empresa.

2. Distingue o curto prazo do longo prazo tendo em vista a produção.
A produção a longo prazo é quando todos os fatores produtivos ainda podem ser ajustados, isto é, todos os fatores são substituíveis - logo, não há fatores fixos. A produção a curto prazo é quando há tempo suficiente para alterar os fatores produtivos variáveis (matérias-primas, trabalho), mas insuficiente para alterar os fatores produtivos fixos (tais como capital e tecnologia) - varia relativamente ao nível económico escolhido.
3. Enuncia a lei dos rendimentos decrescentes.
A partir de um determinado nível de produção, sendo a quantidade de um dos fatores produtivos fixas, vão se verificar aumentos de produção resultantes da utilização de unidades sucessivas do outro fator produtivo cada vez menores.
4. Define:
- Produto Marginal/Produtividade Marginal
Partindo do principio que os restantes fatores produtivos são constantes, a produtividade marginal é o acréscimo produzido resultante de uma unidade sucessiva de outro fator produtivo.
- Produto Médio/Produtividade Média
É a produção total dividida pela totalidade de unidades do fator de produção.
5. Preenche a tabela que se encontra aqui, e constrói um gráfico que ilustre a relação entre a Produção Total, o Produto Marginal e o Produto Médio. Publica imagens da tabela e do gráfico.






6. Observando a tabela construída no ponto anterior.
a) Interpreta a linha correspondente ao trabalho = 3;
Na linha com 3 unidades de trabalho, há 15 unidades de capital: a produção total passa a ser de 5250, a produção marginal passa para 750 - o trabalhador acrescentou 750 em relação ao 2ª; e a produção média passou a ser de 1750
b) "Quando o produto marginal é decrescente, o produto médio também decresce". Justifica.
Sendo o produto marginal decrescente - ou seja, o ultimo fator produtivo foi menor do que o anterior - significa que houve um decréscimo na produção total em relação ao anterior, logo, o produto médio tambem vai baixar (visto que o produto médio é visto com a divisão da produção total pelo trabalho).
c) Identifica a coluna que expressa a lei dos rendimentos decrescentes.

A coluna da produtividade marginal.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Necessidades – noção e classificação

A Sociedade de Consumo